Dentro do Projeto Redes Digitais da
Cidadania, do Ministério das Comunicações em parceria com onze Estados, foi
desenvolvido o projeto Rede Vitrine que abre portas para empresas de várias
locais do País exporem e comercializarem produtos na internet. Coordenado pelo
professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid, o projeto,
iniciado este ano, já conta com 417 empresas cadastradas de 32 cidades
brasileiras e que estão expondo e comercializando produtos na internet,
aumentando as vendas. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou o
papel fundamental da Universidade em gerar sustentabilidade para negócios de
pequenas e microempresas levando ferramentas que aumentam a competitividade que
não estavam disponíveis a esse segmento.
O projeto da UEM, que envolve os departamentos de Economia e Engenharia de Produção, com apoio técnico dos professores Edwin Galdamez e Gislaine Leal, tem o objetivo de fortalecer a competitividade de pequenas e microempresas por meio do uso de ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promoção de produtos e serviços, possibilitando para as empresas uma melhor apresentação e forma de divulgação da empresa pela internet. O software da Rede Vitrine foi desenvolvido e é gerenciado pela Echotech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica de Maringá.
O projeto da UEM, que envolve os departamentos de Economia e Engenharia de Produção, com apoio técnico dos professores Edwin Galdamez e Gislaine Leal, tem o objetivo de fortalecer a competitividade de pequenas e microempresas por meio do uso de ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promoção de produtos e serviços, possibilitando para as empresas uma melhor apresentação e forma de divulgação da empresa pela internet. O software da Rede Vitrine foi desenvolvido e é gerenciado pela Echotech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica de Maringá.
Segundo Farid, o modelo de trabalho e a
maneira de se comunicar dos dias atuais requerem que os empreendedores estejam
minimamente inseridos no contexto tecnológico, para que possam usufruir os
serviços e benefícios disponíveis, como para garantir qualidade de produtos e
serviços aos consumidores. “Hoje, com o avanço das TICs, há uma maior
interatividade dos usuários configurada pelos espaços virtuais. Elas são
um instrumento para a competitividade e lucratividade das empresas, no
entanto, ainda estão excluídas de muitas empresas brasileiras”.
Para os fundadores da Echotech, “com o
crescente hábito de as pessoas pesquisarem produtos na internet antes de
efetuarem uma compra e os atuais problemas de tráfego, locomoção, vagas de
estacionamento das cidades e a falta de tempo no dia-a-dia da população, o
software RedeVitrine.com facilita, por meio da internet, encontrar o que deseja
no comércio da sua própria cidade. Desta forma, fomentamos o comércio local,
ajudando os empresários na divulgação dos produtos oferecidos por sua empresa e
na captação de novos clientes, fazendo com que os consumidores adquiram
produtos de sua cidade”.
O intuito da ferramenta de comunicação
digital é para que cada estabelecimento comercial tenha uma referência na
internet, na qual, possa divulgar seus produtos, serviços e sua marca em uma
página exclusiva. ”Nesse sentido, será proporcionado aos empresários e
comerciantes um primeiro passo para o mercado virtual, por meio de
recursos online dando a opção de extensão de sua vitrine física para sua
própria vitrine virtual. Esse serviço poderá ser personalizado com os
dados do negócio, sua logomarca, localização com mapa e ainda cadastrar seus
produtos e serviços. Além disso, haverá um link próprio onde seus
clientes poderão entrar diretamente na sua vitrine”.
O contato para cadastrar os produtos da
empresa poderá ser feito pelo e-mail da Echotech, contato@echotech.com.br ou por
telefone 44 8449-4984, 3029-9161, Ramal 227.
Fonte: UEM
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