quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Projeto da UEM leva inclusão digital para mais de 400 empresas






Dentro do Projeto Redes Digitais da Cidadania, do Ministério das Comunicações em parceria com onze Estados, foi desenvolvido o projeto Rede Vitrine que abre portas para empresas de várias locais do País exporem e comercializarem produtos na internet. Coordenado pelo professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid, o projeto, iniciado este ano, já conta com 417 empresas cadastradas de 32 cidades brasileiras e que estão expondo e comercializando produtos na internet, aumentando as vendas. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, destacou o papel fundamental da Universidade em gerar sustentabilidade para negócios de pequenas e microempresas levando ferramentas que aumentam a competitividade que não estavam disponíveis a esse segmento.  

O projeto da UEM, que envolve os departamentos de Economia e Engenharia de Produção, com apoio técnico dos professores Edwin Galdamez e Gislaine Leal, tem o objetivo de fortalecer a competitividade de pequenas e microempresas por meio do uso de ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para promoção de produtos e serviços, possibilitando para as empresas uma melhor apresentação e forma de divulgação da empresa pela internet. O software da Rede Vitrine foi desenvolvido e é gerenciado pela Echotech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica de Maringá.

Segundo Farid, o modelo de trabalho e a maneira de se comunicar dos dias atuais requerem que os empreendedores estejam minimamente inseridos no contexto tecnológico, para que possam usufruir os serviços e benefícios disponíveis, como para garantir qualidade de produtos e serviços aos consumidores. “Hoje, com o avanço das TICs, há uma maior interatividade dos usuários configurada pelos espaços virtuais.  Elas são um instrumento para a competitividade e lucratividade das  empresas, no entanto, ainda estão excluídas de muitas empresas brasileiras”. 

Para os fundadores da Echotech, “com o crescente hábito de as pessoas pesquisarem produtos na internet antes de efetuarem uma compra e os atuais problemas de tráfego, locomoção, vagas de estacionamento das cidades e a falta de tempo no dia-a-dia da população, o software RedeVitrine.com facilita, por meio da internet, encontrar o que deseja no comércio da sua própria cidade. Desta forma, fomentamos o comércio local, ajudando os empresários na divulgação dos produtos oferecidos por sua empresa e na captação de novos clientes, fazendo com que os consumidores adquiram produtos de sua cidade”. 

O intuito da ferramenta de comunicação digital é para que cada estabelecimento comercial tenha uma referência na internet, na qual, possa divulgar seus produtos, serviços e sua marca em uma página exclusiva. ”Nesse sentido, será proporcionado aos  empresários e comerciantes  um primeiro passo para o mercado virtual, por meio de recursos online dando a opção de extensão de sua vitrine física para sua própria vitrine virtual.  Esse serviço poderá ser personalizado com os dados do negócio, sua logomarca, localização com mapa e ainda cadastrar seus produtos e serviços. Além disso, haverá  um link próprio onde seus clientes poderão entrar diretamente na sua vitrine”.  

O contato para cadastrar os produtos da empresa poderá ser feito pelo e-mail da Echotech,  contato@echotech.com.br ou por telefone 44 8449-4984, 3029-9161, Ramal 227.

Fonte: UEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário