Nos próximos quatro
anos pelo menos um terço dos docentes vinculados à pós-graduação da UEM devem
se aposentar. É o que aponta o Relatório de trabalho aprovado pela Câmara
de Pós-Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da
Instituição. Segundo o levantamento, esse um terço representa cerca de 140
professores, que são pesquisadores com reconhecida produtividade.
Desse modo, caso a tendência se confirme, haveria o risco de decréscimo no desempenho global no sistema de pós-graduação. Isso indica a necessidade de implementação de medidas emergenciais para amenizar o impacto a ser causado com as aposentadorias. O relatório elaborado pela Câmara foi pensado nesse sentido e o documento será encaminhado, pela presidente da Câmara à Reitoria da UEM e ainda à Fundação Araucária. Transcrevemos, abaixo, um resumo do levantamento, escrito pela própria câmara.
Desse modo, caso a tendência se confirme, haveria o risco de decréscimo no desempenho global no sistema de pós-graduação. Isso indica a necessidade de implementação de medidas emergenciais para amenizar o impacto a ser causado com as aposentadorias. O relatório elaborado pela Câmara foi pensado nesse sentido e o documento será encaminhado, pela presidente da Câmara à Reitoria da UEM e ainda à Fundação Araucária. Transcrevemos, abaixo, um resumo do levantamento, escrito pela própria câmara.
PREOCUPAÇÕES COM A
PÓS-GRADUAÇÃO DA UEM
CPG/CEP
O sistema de
pós-graduação stricto sensu da UEM foi implantado em 1987 e
atualmente conta com 37 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais e 22
doutorados. Esses programas são credenciados pela CAPES/MEC e envolvem cerca de
60% do quadro de professores-doutores da instituição, dentre esses 158 são
bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) ou em desenvolvimento tecnológico e
extensão tecnológica (DT) do CNPq/MCT.
E como resultado
desses 26 anos de esforço coletivo (Administração Central da UEM, professores,
estudantes, funcionários, comunidade externa, entre outros) e dedicação à
pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia, bem como à formação de recursos
humanos, o conceito da pós-graduação na UEM é de excelente qualidade, com 51%
dos cursos de mestrado e doutorado com nota 4 (o que representa BOM na
avaliação da CAPES), 18% com nota 5 (conceito EXCELENTE) e 7% nota 6 (PADRÃO
INTERNACIONAL, equivalente aos melhores cursos do mundo nas áreas específicas).
Entretanto, o
relatório de trabalho do GT-Impacto das Aposentadorias na Pós-graduação
(Portaria no. 199/2013-GRE e Parecer no. 16/2014-CPG),
recentemente divulgado, alerta para a tendência de decréscimo no desempenho
global do sistema de pós-graduação da UEM, por ocasião da aposentadoria de
pesquisadores produtivos, caso não sejam adotadas medidas de incentivo à
permanência/prorrogação do vínculo desses em caráter voluntário e/ou temporário
para que se consolide a renovação e a reorganização dos novos quadros dos
programas.
De acordo com o
relatório, até 2018 existe a probabilidade da aposentadoria de pelo menos 1/3
dos docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu na UEM.
Ainda, em meio às sugestões do GT:
- em nível
institucional: alteração da Resolução no. 124/2012-CAD para
possibilitar ao Professor Voluntário apoio financeiro institucional à
participação em congressos com apresentação de trabalhos originados de suas
orientações na UEM; garantia da UEM ao Professor Voluntário das mesmas
condições de infraestrutura que este dispunha anteriormente à aposentadoria,
principalmente as relacionadas ao gabinete de trabalho e de laboratórios;
gestão da Administração Central da UEM junto ao Governo Estadual de celeridade
na nomeação do professor aprovado em concurso;
- em nível
estadual: aumento do valor da bolsa oferecida no Programa Bolsa Sênior da
Fundação Araucária (FA) para um patamar equivalente ao da bolsa do Programa
Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES; aumento substancial dos recursos
alocados no Programa Bolsa Sênior/FA para atender à demanda existente, que
tende a aumentar significativamente nos próximos anos; interação da UEM com as demais
universidades estaduais do Paraná, a fim de que se possa fomentar uma política
estadual mais incisiva a essa matéria junto a SETI e a outros setores do
Governo Estadual;
- em nível
nacional: extensão do Programa Professor Visitante Nacional Sênior/CAPES às IES
estaduais.
Fonte: UEM
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